Cursos ENA-SC

Criatividade e Inovação ENA SC

Unidade 1: Criatividade e Inovação: um convite à reflexão
1.1. Inovação e criatividade
1.2. Processo criativo: de onde vêm as boas ideias?
1.3. Inovação e desenvolvimento
1.4. Tipos, intensidade e abrangência da inovação
1.5. Gestão da inovação nas organizações

Unidade 2: Inovação no Setor Público
2.1. O desafio de inovar na gestão pública
2.2. Governo empreendedor
2.3. Coprodução do bem público: os diferentes atores da inovação no setor público
2.4. Design thinking aplicado ao setor público)
2.5. Como sair do campo das ideias?

Unidade 3: Experiências inovadoras de sucesso no setor público
3.1. Inovação no setor público na prática
3.2. Experiências internacionais de sucesso
3.3. Experiências brasileiras
3.4. Santa Catarina: um ecossistema de inovação

Unidade 4: Servidor Público: o agente da transformação
4.1. Comunicação e tecnologia
4.2. Novos tempos, novos papéis
4.3. Foco no cidadão
4.4. Você, o agente da transformação!

Inscrição
19/10/2021 a 04/11/2021

Validação
09/11/2021 a 10/11/2021

Duração
11/11/2021 a 30/11/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h

Fundamentos da Gestão de Pessoas ENA SC

Unidade 1: Gestão de Pessoas nas Organizações
1.1. Origens e desenvolvimento histórico da gestão de pessoas
1.2. Contexto histórico da gestão de pessoas na administração pública
1.3 Importância da gestão de pessoas
1.4. Perfil do profissional da área de gestão de pessoas
1.5 Políticas e Processos da gestão de Pessoas

Unidade 2: Liderança & Formação e desenvolvimento de equipe
2.1. Cultura organizacional e sua influência sobre a equipe de trabalho
2.2. Liderança e o Poder nas organizações
2.3. Gestão de equipes
2.4. Diversidade e Competências
2.5 Trabalho, gestão e subjetividade

Unidade 3: Planejamento estratégico de gestão de pessoas
3.1. Desenvolvimento e Treinamento
3.2. Gestão de competências e gestão de desenvolvimento
3.3. Gestão de Pessoas por Competências
3.4. Gestão para Resultados

Unidade 4: Comportamento Organizacional/ Orientação Funcional
4.1 Direitos, deveres e regime disciplinar do servidor
4.2. Legislação/Manuais de rotinas trabalhistas
4.3 As necessidade humanas / gestão da qualidade de vida no trabalho
4.4 Desenvolvimento Funcional do servidor
4.5 Motivação/saúde ocupacional do servidor
4.5. Tendências em gestão de pessoas

Inscrição
15/09/2021 a 30/09/2021

Validação
04/10/2021 a 05/10/2021

Duração
06/10/2021 a 22/10/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h

Gestão por Competências ENA SC

Unidade 1: Gestão por Competências
1.1. Introdução à Gestão por Competências
1.2. Visão de Competências
1.3. Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas por Competências
1.4. Mapeamento de Competências

Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências
2.1. Introdução às metodologias de implementação da Gestão por Competências
2.2. Metodologia de mapeamento de Competências
2.3. Metodologia de Mensuração de Competências

Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências
3.1. Introdução à metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências
3.2. Divulgação dos processos de Gestão por Competências
3.3. Mapeamento organizacional para manutenção dos processos
3.4. Ações de capacitação de Recursos Humanos em Gestão por Competências”
3.5 Tipos de entrevista em Gestão por Competências

Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências
4.1. Introdução à Gestão de desempenho na Gestão por competências
4.2. Processos de avaliação em Gestão por Competências
4.3. O papel do avaliador
4.4. Acompanhamento do processo de gestão do desempenho em Gestão por Competências
4.5 Plano de carreira: desenvolvimento e sucessão em Gestão por Competências

Inscrição
21/07/2021 a13/08/2021

Validação
18/08/2021 a 19/08/2021

Duração
20/08/2021 a 17/09/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h

Análise e Melhoria de Processos ENA SC

Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade
1.1. Gestão de Qualidade
1.2. As suas ferramentas
1.3. Os seus benefícios
1.4. Fluxograma do processo
1.5. A gestão de qualidade na prática

Unidade 2: A relevância da equipe
2.1. O papel do servidor no processo de gestão de qualidade
2.2. Como desenvolver a gestão de qualidade
2.3. Trabalho em equipe
2.4 Liderança

Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA
3.1. O ciclo PDCA
3.2. Planejar
3.3. Desenvolver
3.4. Checar
3.5 Agir
3.6 Praticando o ciclo PDCA

Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade
4.1. Aplicação do MASP
4.2. MASP no dia a dia do serviço público
4.3 Etapas da implantação do MASP
4.4. A importância da aplicação do MASP

Inscrição
19/10/2021 a 04/11/2021

Validação
10/11/2021 a 11/11/2021

Duração
12/11/2021 a 01/12/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h

Administração de Conflitos ENA SC

Unidade 1: Descobrindo os conflitos
1.1. Conceito de Conflito
1.2. Tipos de Conflitos
1.3. Causas e origens dos conflitos
1.4. Analisando situações de conflitos
1.5 Efeitos positivos e negativos dos conflitos

Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho
2.1. A arte de Conviver
2.2. Reconhecendo os erros próprios
2.3. Aperfeiçoando a habilidade de ouvir
2.4. Críticas construtivas
2.5. Evitando preconceitos

Unidade 3: Assédio Moral
3.1. Conceito de Assédio Moral
3.2. Principais alvos do assédio moral
3.3. Objetivos e estratégias do agressor
3.4. Consequências do assédio moral
3.5 Tratamento e Prevenção do Assédio moral

Unidade 4: Mediando os Conflitos
4.1. Procurando soluções
4.2. Estilos de administração de conflitos
4.3. Eliminando conflitos
4.4. O conflito como elemento vital para a mudança

Inscrição
19/10/2021 a 04/11/2021

Validação
09/11/2021 a 10/11/2021

Duração
11/11/2021 a 10/12/2021

Status
Aberto

Carga horária
60h

Políticas Públicas e Indicadores Sociais ENA SC

Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.

Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.

Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.

Inscrição
19/10/2021 a 04/11/2021

Validação
10/11/2021 a 11/11/2021

Duração
12/11/2021 a 30/11/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h

Controles na Administração Pública ENA SC

Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

Inscrição
19/10/2021 a 04/11/2021

Validação
11/11/2021 a 12/11/2021

Duração
13/11/2021 a 02/12/2021

Status
Aberto

Carga horária
40h