Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.
Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.
Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.
Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.
Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.
Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.
Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.
Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.
Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.
Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.
Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.
Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.