Dúvidas Frequentes

1- Inscrição

2- Acesso

3- Andamento de Curso

 

4- Configurações

 

5- Dúvidas Pedagógicas/Técnicas

 

6- Certificação

 


 

1- Inscrição

◾ É preciso ter uma conta para usar o Ambiente Virtual da Esesp?

Sim. É importante frisar que esta ferramenta é direcionada exclusivamente aos servidores públicos, estando a inclusão do cursista no sistema atrelada à comprovação deste vínculo.

Índice

◾ Como eu faço para me inscrever?

– Caso seja servidor(a) estadual, você deve preencher a ficha de inscrição no site da EaD com seus dados pessoais e solicitação de curso e enviar ao seu RH para liberação. Tendo aprovado seu pedido, eles são responsáveis por enviar seus dados à Esesp, por meio do Siarhes.
– Caso seja servidor(a) municipal, você deve preencher a ficha de inscrição no site da EaD com seus dados pessoais e curso, solicitar ao seu superior direto assinatura e carimbo para aprovação da inscrição e enviar à Esesp por e-mail (inscricao@esesp.es.gov.br).

Índice

◾ Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

As normas permitem mais de uma inscrição simultânea. Porém, fique atento(a) ao tempo de dedicação necessário para terminar os cursos dentro da data proposta em calendário: em caso de desistência, você será impedido de realizar qualquer atividade (presencial ou online) da Esesp por 90 dias.

Índice

◾ Quero me inscrever para as próximas turmas, quando elas vão acontecer?

A agenda mensal dos cursos da Esesp é disponibilizada no site da EaD, http://ead.es.gov.br, e no site da Esesp, http://esesp.es.gov.br .

Índice

2- Acesso

◾ Eu me inscrevi para o curso, mas não consigo fazer login. Como acesso?

Para acessar o curso, você deve realizar a validação da pré-inscrição. Para isso, acesse o site da EaD (http://ead.es.gov.br) e clique na opção “Validação > Cursos Esesp” do menu superior, confirmando seus dados na tela seguinte. Após a validação, você poderá acessar a plataforma com seu CPF e a senha padrão inicial esesp123 (caso seja seu primeiro curso, caso contrário utilize a senha já definida anteriormente), onde o sistema solicitará alteração após o primeiro acesso para uma senha definitiva. Importante frisar que não temos acesso aos seus dados pessoais antes da validação, seja nome ou e-mail, sendo apenas seu CPF pré-cadastrado. Isso impossibilita o envio de orientações prévias por e-mail, e qualquer orientação contrária é incorreta.
– Apenas os cursos realizados na plataforma EAD precisam de validação.
– Os cursos ao vivo via Zoom ou Youtube terão link específico de acesso que será enviado por e-mail aos cursistas inscritos.

Índice

◾ Eu esqueci a minha senha. E agora?

Na página de login, clique em “Esqueci minha Senha” e insira seu CPF ou e-mail. Você receberá as instruções para reiniciar sua senha no e-mail cadastrado na plataforma. Caso ainda tenha problemas, envie seu nome e CPF para contato@ead.es.gov.br solicitando apoio específico.

Índice

3- Andamento de Curso

◾ No calendário aponta que o módulo já devia estar aberto, mas não consigo visualizar. Por que?

Você deve obrigatoriamente ler todo o material disponibilizado e participar das atividades/fóruns de cada módulo para que os demais, posteriores, sejam abertos. Você pode verificar as pendências clicando em “mais detalhes”, no bloco “Andamento do Curso”. Os itens no curso contam com descrições de acompanhamento que apontam se o item foi visualizado ou respondido. Caso não seja este o seu problema sugerimos encaminhar um print para contato@ead.es.gov.br.

Índice

◾ Perdi a data de uma das atividades. Posso continuar o curso?

Os cursos autoinstrucionais e tutorados possuem em suas orientações, e módulos, informações sobre a data de realização do curso ou da atividade específica. Caso o curso esteja em período de realização, e isto não te impedir de concluir a atividade, continue o curso normalmente, ou se encontrar algum erro, entre em contato conosco relatando o ocorrido: contato@ead.es.gov.br.

Índice

◾ Quero imprimir/salvar o livro de conteúdo para consulta posterior. Onde estão essas opções?

A esquerda, na guia “Administração”, existem as opções “imprimir o livro/imprimir o capítulo”. É importante lembrar que a leitura de material impresso não comprova, na plataforma, a leitura e completude da atividade “livro”, presente em todos os módulos. Os conteúdos dos cursos também ficarão disponíveis, após a data de encerramento do curso, para consultas.

Índice

◾ Por que não consigo visualizar as videoaulas/audioaulas?

Nossas videoaulas e audioaulas são hospedadas no YouTube. Caso seu local de trabalho tenha restrições de acesso, solicite ao seu setor de TI a liberação para o acesso. Caso o vídeo não esteja sendo reproduzido, mesmo após liberação nos encaminhe um e-mail: contato@ead.es.gov.br.

Índice

◾ Por que meu fórum não foi avaliado?

Os docentes tem até 24h úteis para avaliar fóruns e responder questionamentos. Observe se seu pedido de avaliação está dentro deste prazo ou se o(a) docente não fez um comentário orientando uma resposta de acordo com os critérios do fórum.

Índice

4- Configurações

◾ Quero personalizar o meu perfil utilizando uma imagem minha. Como proceder?

Na página inicial, localize o bloco “administração”, a esquerda. Maximize “Minhas configurações de perfil” e clique em “Modificar perfil”. Desça até encontrar a opção “Imagem do usuário”, onde você pode clicar no quadro branco e escolher uma imagem do computador ou da internet para ser sua nova imagem de perfil.

Índice

◾ Quero mudar minha senha, mas não sei como.

Na página inicial, localize o bloco “administração”, a esquerda. Maximize “Minhas configurações de perfil” e clique em “Mudar a senha”. Você deve confirmar sua senha atual e escolher uma nova senha, confirmando-a a seguir. Lembre-se que nosso sistema só aceita senhas fortes, com no mínimo 8 caracteres.

Índice

5- Dúvidas Pedagógicas/Técnicas

◾ A minha dúvida é pedagógica ou técnica?

– Dúvidas acadêmicas (relacionadas ao conteúdo) são respondidas pelo docente responsável pela disciplina.
– Dúvidas técnicas (problemas de inscrição, acesso, senhas, cadastro no sistema, prazos de entrega de atividades, etc.), entre em contato através do e-mail contato@ead.es.gov.br .

Índice

◾ Tenho uma dúvida pedagógica. Como falo com o(a) docente?

Cada módulo tem um fórum de dúvidas específico: acesse o fórum e escreva sua dúvida. Se preferir falar com o(a) docente em privado, no centro da página inicial visualize dentre os cursos disponíveis a disciplina desejada e clique no nome do(a) docente abaixo da mesma. O perfil do(a) docente será apresentado, com o link “enviar uma mensagem” no fim da página.

Índice

◾ Tenho uma dúvida técnica. Como falo com a equipe?

Pelo e-mail contato@ead.es.gov.br

Índice

6- Certificação

◾ Qual é a média para ser aprovado(a) no curso? Quanto tenho que acertar para ser aprovado(a), em cada atividade?

Para os cursos da Oferta Esesp, o critério de aprovação é a obtenção de 60%, ou mais, do valor total das notas obtidas no curso. Não penalizamos ninguém por obter uma nota abaixo de 60% num único módulo: o cursista pode rever seus erros e se recuperar no próximo módulo. Cursistas com nota superior a 30% e inferior a 60%  serão declarados. Cursistas com nota abaixo de 30% serão penalizados.

Índice

◾ Consegui retirar o certificado. Não posso retirar a Declaração de Participação?

A Declaração de Participação só é emitida para cursistas que não atingiram o mínimo de 60% de participação no ambiente virtual e estão impossibilitados de retirar o certificado. Se você foi certificado(a), sua participação no curso está comprovada automaticamente.

Índice

◾ Onde posso validar meu certificado?

No endereço http://ead.es.gov.br/?page_id=858 ou https://eservidor.es.gov.br/validardoc.aspx.

Índice